sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Como começar a investir em ações

          Na onda do novo filme de Michael Douglas(Gordon Gekko), Wall Street: Money Never Sleeps teremos um post voltado aos que tem interesse em iniciar-se no mercado de ações.

          Pra começar precisamos entender o que é um ação, simplificando uma ação é a menor parte  do capital de uma empresa, então ao comprar uma ação de uma empresa voce se torna sócio da mesma possuindo ou não direito ao voto no estatuto da empresa!

          Temos dois tipos de ações, ON que são ações Ordinárias Nominativas que dão direito ao voto no estatuto da empresa mas possuem baixa liquidez já que a maioria estão na posse dos proprietarios da mesma e não costumam fazer muitas movimentações nesse tipo de papel, PN Preferenciais Nominativas que em caso de dissolução da empresa oferecem o reembolso do proprietario mas não dão direito ao voto, então em geral devemos trabalhar com ações PN na bolsa!

          Agora irei definir três maneiras de começar a aplicar seu dinheiro na bolsa:

          1) Fundos de investimento - Esse é o método mais aconselhável para iniciantes ou que não querem dispor de tempo acompanhando seus papeis, você simplesmente aplica seu dinheiro em um fundo de investimento e deixa que o gestor do mesmo se encarregue de fazer seu dinheiro render... ou não!

        2) Individual - Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode começar a investir em ações, pra isso basta fazer o seu cadastro junto a uma corretora de ações pode onde voce fara seus investimentos, voce possui total controle das suas ações podendo comprar e vender a qualquer momento do pregão o problema é que como a corretora cobra uma taxa por movimentação provavelmente esses custos serão elevados se voce trabalhar com menos de 5 mil reais!

        3) Clubes de investimento - Grupo de pessoas físicas composto de 3 a 150 membros geralmente possui um gestor como no fundo que sera um dos membros do clube é vantajoso em relação a investir individualmente pois voce terá mais dinheiro para diversificar suas ações e diluir os custos operacionais!

        Pros que querem meter a mão na massa e investir por si mesmo uma dica é começar com um simulador de investimento em ações aqui vai um que eu mesmo ja usei a alguns anos - http://folhainvest.folha.com.br/ e aqui um blog com analises e dicas de trades do pessoal da arcotrading http://arcotrading.blogspot.com/

        Investir individualmente é uma tarefa que requer muita atenção e estudo, hoje em dia os cenarios se alteram com muito mais frequencia que no tempo dos nossos  avós e a bolsa ja não é um investimento tão a longo prazo como era antigamente, então se quiser entrar nessa se prepare para longas horas de estudo. Por enquanto é só uma introdução sobre a bolsa mas pretendo aprofundar em posts futuros porque aqui queremos trabalhar bem essa parte do bolso hehe.

        Aqui segue a lista das corretoras cadastradas na bovespa - http://www.bmfbovespa.com.br/corretoras/BolsaDeValores.aspx?idioma=pt-br


http://scriptor.net.br

sábado, 2 de outubro de 2010

Corrida como fundamento nos esportes e na busca da saude!

           A corrida faz parte da vida de treinos da maioria dos atletas indiferente do esporte praticado devido aos seus inúmeros benefícios e a sua facilidade de execução.
Mas se você não é um atleta não tem problema, os benefícios conseguidos através de uma boa corrida, se aplicam a todos e em qualquer faixa etária, ela altera sua rotina
cria possibilidades de realizar novos contatos sociais, fora isso temos os benefícios físicos.


Um começo politico!

           Bom pessoal, primeiro posto do blog um dia antes das eleições então como não poderia deixar de ser o tema será relacionado a mesma, essa com certeza vai ser das eleições mais disputadas dos últimos tempos, temos três candidatos com chances de ser presidente ainda, um outro fato  dessas eleições é que essa tem sido uma das eleições com campanhas mais caras da historia, doações partem de todas as partes para custear esse embate de mediocridade entre os candidatos, com objetivo claro, de comprar benefícios no pós eleições!

          Triste um presidente que devia ser uma pessoa de caráter se porte dessa maneira, atacando a mídia e tentando censura-la por exercer o direito de se expressar, já não bastava o fato de o mesmo nunca saber nada do que se passa com sua equipe, agora ele quer que nos também não saibamos de nada!

           Em minha opinião a candidata que lidera as pesquisas a presidência não tem a mínima capacidade de assumir o cargo, já que que nunca foi capaz de responder por completo a uma sequer pergunta em uma entrevista ou debate, claramente será apenas um peão nas mãos dos já conhecidos personagens desse partido!

         Mais uma vez o povo brasileiro tem a total certeza que independente do resultado dessas eleições as coisas não irão melhorar como gostariam, os candidatos não inovam nos discursos e os que possuem um tom mais interessante não possuem a mínima chance de vencer, obviamente resultado do alto capital investido pelos partidos de elite, eliminando assim qualquer possibilidade de democracia nesse país!

        Se você possui consciência e algum discernimento,  talvez valha a pena analisar melhor as propostas do seu candidato e repensar se está fazendo a coisa certa nessas eleições, porque depois disso, ficaremos quatro anos pagando pela sua falta de interesse pelo assunto!

        Bem, provavelmente esse foi o primeiro e único post sobre politica por muito tempo...exceto por possíveis considerações após as eleições então fica um toque na consciência de todos na hora de votar!