Na onda do novo filme de Michael Douglas(Gordon Gekko), Wall Street: Money Never Sleeps teremos um post voltado aos que tem interesse em iniciar-se no mercado de ações.
Pra começar precisamos entender o que é um ação, simplificando uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, então ao comprar uma ação de uma empresa voce se torna sócio da mesma possuindo ou não direito ao voto no estatuto da empresa!
Temos dois tipos de ações, ON que são ações Ordinárias Nominativas que dão direito ao voto no estatuto da empresa mas possuem baixa liquidez já que a maioria estão na posse dos proprietarios da mesma e não costumam fazer muitas movimentações nesse tipo de papel, PN Preferenciais Nominativas que em caso de dissolução da empresa oferecem o reembolso do proprietario mas não dão direito ao voto, então em geral devemos trabalhar com ações PN na bolsa!
Agora irei definir três maneiras de começar a aplicar seu dinheiro na bolsa:
1) Fundos de investimento - Esse é o método mais aconselhável para iniciantes ou que não querem dispor de tempo acompanhando seus papeis, você simplesmente aplica seu dinheiro em um fundo de investimento e deixa que o gestor do mesmo se encarregue de fazer seu dinheiro render... ou não!
2) Individual - Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode começar a investir em ações, pra isso basta fazer o seu cadastro junto a uma corretora de ações pode onde voce fara seus investimentos, voce possui total controle das suas ações podendo comprar e vender a qualquer momento do pregão o problema é que como a corretora cobra uma taxa por movimentação provavelmente esses custos serão elevados se voce trabalhar com menos de 5 mil reais!
3) Clubes de investimento - Grupo de pessoas físicas composto de 3 a 150 membros geralmente possui um gestor como no fundo que sera um dos membros do clube é vantajoso em relação a investir individualmente pois voce terá mais dinheiro para diversificar suas ações e diluir os custos operacionais!
Pros que querem meter a mão na massa e investir por si mesmo uma dica é começar com um simulador de investimento em ações aqui vai um que eu mesmo ja usei a alguns anos - http://folhainvest.folha.com.br/ e aqui um blog com analises e dicas de trades do pessoal da arcotrading http://arcotrading.blogspot.com/
Investir individualmente é uma tarefa que requer muita atenção e estudo, hoje em dia os cenarios se alteram com muito mais frequencia que no tempo dos nossos avós e a bolsa ja não é um investimento tão a longo prazo como era antigamente, então se quiser entrar nessa se prepare para longas horas de estudo. Por enquanto é só uma introdução sobre a bolsa mas pretendo aprofundar em posts futuros porque aqui queremos trabalhar bem essa parte do bolso hehe.
Aqui segue a lista das corretoras cadastradas na bovespa - http://www.bmfbovespa.com.br/corretoras/BolsaDeValores.aspx?idioma=pt-br
http://scriptor.net.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário